PW - POSITIVE EDUCATION LAB

PW - POSITIVE EDUCATION LAB

Um pouco sobre nós

Nossa História


O Prof. Msc. Sérgio PIO Bernardes e a Profa. Sueli WHITEHEAD tem uma história no campo da educação há mais de duas décadas. PIO foi professor de WHITEHEAD no curso de Pedagogia no UNIANCHIETA. Ambos percorreram uma jornada na vida acadêmica realizando e ministrando vários cursos na área das ciências sociais.  

PIO no campo da educação, pedagogia, ciência política, sociologia, economia, administração, marketing, relações internacionais, etc.. além de docente, ocupou vários cargos de gestão. Em sua trajetória teve o privilégio de realizar trabalhos como pesquisador, professor, chefe de departamento, coordenador, criador e diretor de graduação em relações internacionais com ênfase marketing e Diretor Acadêmico Internacional da ESPM, na qual trabalhou mais de 23 anos; além de outras instituições de ensino superior, tais como UNIANCHIETA, PUCCAMP, FAAP, ESAMC, etc.. No setor público foi pesquisador do NEPP - Núcleo de Estudos em políticas Públicas da UNICAMP  e sociólogo na Secretaria de planejamento da Prefeitura do Município de Jundiaí, na qual fez parte da equipe do PROJETO JUNDIAÍ CIDADE SAUDÁVEL  - projeto com participação do governo canadense (1993_1998). 


WHITEHEAD, formada em Letras e Pedagogia na UNIANCHIETA e UNICAMP; tem larga experiência no magistério com crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio; tem também experiência com crianças hiperativas e metodologias de aprendizagem ativas.

 

Ambos, depois de atuar no campo da educação por décadas, PIO & WHITEHEAD resolveram abraçar uma causa e criar um laboratório de educação positiva:  o PW – POSITIVE EDUCATION LAB, um espaço inovador onde os estudantes poderão ter um complemento essencial a seus projetos de vida através da  formação do caráter e o exercício das habilidades sócio emocionais.


O Contexto


Nas últimas décadas, o sistema de ensino, seja público ou privado, tem deparado com muitos problemas, entre eles com relação às atitudes e comportamento dos jovens. Podemos deduzir que muitas famílias, devido ao ritmo frenético de viver e sobreviver - aliada as mudanças tecnológicas - não tem tempo, não sabem, não se interessam e em última instância não "sabem educar os seus filhos para vida" . Com raras exceções, grande parte dos pais se interessam muito pelo sucesso no campo profissional (ENEM, vestibular, etc..) sem preocupação de se questionar o caráter, os valores e acima de tudo se seus filhos estão felizes. O PW tem essa missão: " educar crianças, adolescentes e jovens para serem cidadãos globais, felizes, virtuosos e de caráter".


Nossa Visão


Um mundo mais Feliz, ou seja, com mais Bem Estar.


Nossa Missão 

Educamos crianças, adolescentes e jovens para serem cidadãos globais, felizes, virtuosos e de caráter.


Nossos Valores (Nossas Virtudes)


  • Coragem;
  • Humanidade;
  • Justiça;
  • Sabedoria;
  • Temperança; e.
  • Transcendência.


O que é o "Programa de Educação Positiva" ?

Programa de Educação Positiva foi concebido a partir da metodologia de Martin Selligman  (Universidade da Pensilvânia) a qual tem como fundamento a formação integral dos estudantes tendo como objetivo educar com afeto, na compreensão, no respeito e no aprendizado mutuo.

O programa é ofertado para 8  níveis diferentes, dependendo da faixa etária cada nível  está alicerçado em 8 módulos bimestrais, ou seja cada um deles tem duração de 2 meses, totalizando assim 16 meses, assim distribuídos:





Objetivos do Programa

  • Introduzir noções de empreendedorismo e educação financeira;

  • Reforçar as competências de matemática e português;

  • Introduzir aspectos nutricionais e exercícios práticos da gastronomia;

  • Exercitar diversas artes visuais (música, dança e teatro);

  • Conscientizar sobre o uso consciente das mídias sociais;

  • Praticar o exercício do Mindfulness (Meditação e atenção plena); e, 

  • Motivar os estudantes para o exercício do jogo de xadrez.


Metodologia do Programa




“Martin Seligman professor renomado da Universidade da Pensilvânia dedicou-se por muitos anos a desenvolver a Teoria da Felicidade, a partir do modelo PERMA que ajuda a aumentar o seu bem estar para construir uma vida feliz e próspera. As emoções positivas (P) ajudam a nos sentirmos melhores reforçando os laços de amizades e relacionamentos afetivos. O engajamento (E) nos faz sentir mais confiantes, produtivos e valorizados. A importância de construirmos relacionamentos positivos (R) com familiares, amigos, colegas de trabalho e pessoas em geral nos dá a sensação de apoio e conexão. Os fatores espiritualidade e contribuição social (M) são diferenciais das pessoas mais felizes e com maior bem-estar. E, finalmente, a realização (A) diz respeito a atingir os objetivos que estabelecemos para nós, sejam eles momentâneos ou ligados a nossa missão de vida.”


Benefícios do Programa

  • Propiciar aos participantes os princípios fundamentais da educação positiva, tais como:

    • Ajudar os estudantes a perceberem, reconhecer e compreender as suas diferentes emoções;

    • Ensinar a ter empatia;

    • Ter, diante da emoção, um comportamento construtivo;

    • Ajudar a identificar as próprias forças pessoais e aumentar  o seu emprego em seu dia a dia;

    • Promover emoções positivas;

    • Construir e fortalecer os relacionamentos sociais positivos;

    • Ensinar habilidades sociais e cognitivas para o enfrentamento das adversidades;

    • Promover o sentido, o engajamento.


Atividades

01. Educação Financeira;
02. Educação Positiva (6 Virtudes e 24 Forças);
03. Empreendedorismo;
04. Gastronomia;
05. Artes Visuais (Música, Dança e Teatro);
06. Matemática
07. Mídias Sociais
08. Português ( Redação e Oficina de Leitura);
09. Xadrez;
10. Fab Lab (Laboratório Maker);
11. Mindfulness (Meditação e Atenção Plena); e.
12. Capoeira.

Porque trabalhar conosco

1. Ter uma imersão no campo da atuação das áreas de pedagogia, psicologia, artes, letras, educação física e matemática;
2. Ter a iniciação ao estudo da Educação Positiva com Certificação para Atividades Complementares;
3.  Inserir em um grupo interinstitucional e multidisciplinar (estudantes de diferentes faculdades e cursos);
4.  Ter experiências práticas na aplicação da teoria;
5.  Trabalhar com "co-criação" em espaço criativo e diferenciado (co-working);
6. Ter supervisão com profissionais com titulação acadêmica e vasta experiência no campo da educação;
7.  Obter aprendizado e ter os benefícios que a educação positiva proporciona, como por exemplo: emoções positivas, engajamento; relacionamentos positivos; foco em um propósito e realizações no campo profissional. 









Benefícios

Universidade Corporativa

Desconto em Produtos

Poss. Horário Flexível


Por dentro da empresa