IEP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO POSITIVA

IEP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO POSITIVA

Um pouco sobre nós


O IEP – INSTITUTO EDUCAÇÃO POSITIVA é uma organização que objetiva desenvolver ações, programas e atividades relacionadas à educação positiva, trabalhar com que o indivíduo tem de melhor para que, a partir daí, ele possa se desenvolver com autonomia, lidando de uma forma saudável com os problemas com os quais se depara ao longo de sua vida socioemocional.

 

 Fundamentação - Alicerces

 

A Educação Positiva deriva da Psicologia Positiva, um movimento da psicologia que surgiu na década de 1990 quando Martin Seligman, então presidente da APA- American Psychological Association – percebeu que havia centenas de estudos sobre raiva, mas poucos estudos sobre compaixão; milhares de estudos sobre ansiedade, tristeza, medo, mas quase nenhum estudo sistemático sobre gratidão. Ele percebeu que havia uma grande quantidade de pesquisas sobre o sofrimento e as patologias psíquicas, mas muito pouco conhecimento científico sobre o que faz as pessoas viverem com mais bem-estar, felicidade e realização. A área tem foco no estudo das emoções positivas, virtudes e forças de caráter, entre muitos outros conceitos, tendo como objetivo o florescimento de pessoas, instituições, comunidades e nações.

  

Missão

 

Difundir a educação positiva, fazer com que organizações e empresas públicas e privadas, estudantes e profissionais contemporâneos adotem uma visão mais apreciativa dos potenciais, motivações e capacidades humanas.

  

Objetivos:

 

  1. Propiciar meios para o estudo da Educação Positiva;
  2. Sistematizar e disseminar a educação positiva fomentando a produção de conhecimento sobre a mesma, adotando outras iniciativas educacionais;
  3. Promover a ciência e prática da Educação Positiva na América Latina, assim como, facilitar a comunicação, colaboração de pessoas interessadas em desenvolver pesquisas na área;
  4. Compartilhar inovações em educação positiva e publicação de livros;
  5. Capacitar profissionais para trabalhar com Psicologia Positiva;
  6. Produzir conteúdo relevante sobre temas relacionados à Educação Positiva.
  7. Capacitar profissionais para a disseminação da educação positiva.
 
 O que é educação positiva

 

A Educação Positiva enfatiza as qualidades do “ser humano”. Partindo dos 5 componentes do bem-estar: emoção positiva, relacionamentos positivos, realização, sentido e engajamento.; a educação positiva trabalha ainda no resgate de valores que foram e ainda estão se perdendo na sociedade, como a honestidade, a lealdade, a perseverança, bondade, coragem, justiça, humildade, além de várias outras forças, as quais chamaram de forças de caráter que são comuns a todas as culturas do mundo

 

 Publico Alvo

 

Para IES – instituições de ensino superior, escolas, empresas e organizações, meio acadêmico, parceiros públicos e privados e lideres e profissionais em geral.

 

Metodologia

 

A Educação Positiva enfatiza as qualidades, partindo dos 5 componentes do bem-estar: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, realização, sentido e engajamento. A estes 5 elementos deu o nome de PERMA, que na verdade é uma abreviatura dos cinco elementos em inglês, e que configura hoje um tipo ou método de trabalho em Educação Positiva, que visa desenvolver estes 5 pontos a fim de atingir o florescimento de uma pessoa.

São consideradas ainda 6 virtudes e 24 forças, assim organizadas: sabedoria e conhecimento (criatividade, curiosidade, julgamento, amor por aprendizagem, perspectiva), coragem (bravura, perseverança, integridade e vitalidade) humanidade (amor, bondade e inteligência social), , justiça (cidadania, igualdade e liderança), temperança (perdão, humildade, prudência e autocontrole) transcendência (apreciação da beleza e da excelência, bom humor e espiritualidade .

 

Benefícios

 

Programas de Educação positiva desenvolvem as forças de caráter, relacionamentos mais positivos, a busca de sentido na vida e nas ações realizadas, além de trabalhar no sentido de aumentar o nível de emoções positivas e reduzir as negativas, aumentando o nível de bem-estar e felicidade. Propiciando os seguintes objetivos:

 
  1. Aumentar a produtividade e o desempenho organizacional;
  2. Obter flexibilidade criativa e cognitiva;
  3. Trabalhar competências de cooperação e colaboração;
  4. Aumentar consideravelmente as conquistas;
  5. Desenvolver relacionamentos positivos;
  6. Aumentar emoções positivas e o bem-estar de colaboradores;
  7. Contribuir para que as pessoas alcancem de forma objetiva e duradoura a satisfação, o bem-estar e a felicidade;
  8. Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência;
  9. Habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos;
  10. Postura empreendedora e criativa;
  11. Aumento da qualidade de vida.
 
Resultados

 

Relatórios concluíram que a aplicação dessa metodologia em alguns países eleva o gosto pela aprendizagem; o engajamento, a melhora nas habilidades sociais, como a empatia, cooperação, assertividade, autocontrole.

 


Por que trabalhar conosco

O IEP - Instituto de Educação Positiva em parceria com a SPIOB - Consultoria Educacional criou um programa único de aceleração de carreiras que levará em consideração, alem dos conhecimentos, a imersão em experiências para exercitar as habilidades sócio emocionais. Tais habilidades, hoje muito demandadas para posições que necessitam o exercício de relacionamentos interpessoais.

 O programa é uma imersão que está organizado em 18 sessões de 3 horas: as terças, quartas e quintas das 14h30 as 17h30.  terá inicio em 8 de maio e o encerramento em 21 de junho.O Trabalho será voluntário, no entanto,  aqueles que obtiverem presença de 85% e um score alto em atividades, conquistarão a CERTIFICAÇÃO para que possa concorrer em vagas de estágio em organizações que exigem elevada qualificação. 

Benefícios


Por dentro da empresa